22 de Janeiro de 2009 às 18:03

Governo condiciona repasse de empréstimos a geração de emprego

Empresas podem ter acesso a R$ 100 bi do BNDES para fazer investimento, mas contratos terão cláusulas para garantir postos de trabalho

O governo ouviu o apelo dos trabalhadores e anunciou um pacote de estímulo para a economia que estará condicionado à geração de emprego. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou em entrevista nesta quinta-feira, dia 22, que as empresas terão acesso a R$ 100 bi para empréstimo. Mas, de acordo com Mantega, nos contratos de concessão de crédito irão constar cláusulas de proteção ao emprego que será fiscalizado pelo governo.
 
“Daqui para frente, os créditos do BNDES estarão condicionados à geração de empregos. Vai estar explicitado no contrato e vai ser fiscalizado. Não dá para fazer investimento sem contratações", justificou.
 
Bancos públicos – Na reunião na manhã desta quinta-feira, dia 22, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as instituições públicas, foram feitas avaliações sobre o volume de empréstimos em 2008 e que há espaço para redução do spread – quanto as instituições pagam pelo recurso e quanto cobram do tomador final – tanto dos bancos públicos quanto dos privados.
 
“O Banco Central deu um passo importante ontem ao reduzir a taxa básica de juros e os bancos já estão reduzindo suas taxas. Elas já estão menores. Também foi feita uma liberação de depósitos compulsórios. Por isso, os bancos estão em condições de reduzirem seus spreads. Os bancos públicos saem na frente, mas esperamos que os bancos privados também o façam. Acredito que o movimento de queda de juros continue nos próximos meses”, disse o ministro.
 

Carlos Fernandes, do Seeb/SP, com informações do G1
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros