28 de Agosto de 2008 às 22:07

HSBC lidera ranking do BC de julho

Atendimento é o item mais reclamado pela população junto ao Banco Central

São Paulo/SP – A falta de funcionários, a pressão constante pelo cumprimento de metas e o assédio moral presente nos diversos bancos podem ser a explicação para que algumas das principais instituições financeiras figurem constantemente entre as mais reclamadas no Banco Central (BC). Isso porque, as maiores reclamações dos usuários, em julho, segundo dados do BC, estão no atendimento, seguido pelo fornecimento de documentos, liquidação antecipada e prazos não cumpridos, além do repasse de informações.
 
Situações provocadas principalmente pelo número reduzido de trabalhadores, uma vez que as operações dos bancos cresceram muito, sobrecarregando todos os bancários. Isso se reflete também no atendimento à população de uma forma geral. Por tal motivo, o movimento sindical defende que os bancos têm de contratar mais funcionários, adotar a Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe a demissão imotivada, além de acabar definitivamente com o assédio moral e as metas abusivas.
 
Tetracampeão – O HSBC ocupa pelo quarto mês seguido a primeira colocação na lista do BC, totalizando cinco presenças em sete meses. O Unibanco, que ocupa a segunda colocação, completou o sexto mês entre os cinco bancos mais reclamados: é a empresa que mais vezes permaneceu na lista do BC este ano.
 
ABN Amro (que engloba o Real) e Santander, respectivamente terceiro e quarto lugares, figuram na lista em cinco meses. O quinto, o Bradesco, ficou no ranking em quatro oportunidades.
 
Outras empresas como Itaú, Caixa, Banco do Brasil e Nossa Caixa, não estão entre os cinco mais reclamados de julho, mas também já integraram a lista do BC de 2008.
 
Informações de Jair Rosa, do Seeb/SP
 

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