4 de Março de 2012 às 11:42

Iaci anuncia criação de diretoria de saúde no Sindicato

Atitudes individuais e coletivas podem transformar o ambiente de trabalho

Iaci (na frente, 2ª da esq. p/dir.) anuncia criação de diretoria de saúde no Sindicato

 A presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iaci Azamor, anunciou a criação de diretoria de saúde da entidade, o que dependerá apenas de uma mudança estatutária. A intenção foi apresentada durante a abertura do seminário Saúde do Trabalhador: fatores de risco e prevenção, ocorrido na sala de formação da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), nesse sábado, em Campo Grande, com a participação de dirigentes, delegados sindicais bancários e de outros ramos dos serviços públicos e privados.

O seminário organizado pelo Sindicato dos Bancários em parceria Fetec-CN (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte)  e Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul (CUT-MS) contou com a coordenação da psicóloga do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), Héden Fisher, mestre em Psicologia Organizacional - tema Mudança Organizacional - certificação Coaching.

Nas dinâmicas desenvolvidas, Fisher levou os participantes a uma aprofunda reflexão sobre o sentido do trabalho e a influência organizacional do ambiente na saúde do trabalhador; seus fatores positivos e negativos; os desafios para transformar uma ação de sofrimento em prazer, devido a vários fatores. Explorou também pontos sobre loucura do trabalho, estratégias de mediação, sofrimento, patologia e adoecimento. "Estamos em ambientes de trabalho geradores de doença, adoecidos", alertou. Entre os fatores de risco citou a pressão das empresas por cumprimento de metas abusivas que despertam a ansiedade, desejo, compulsão, insegurança , dependência química e medo, entre outras reações, o que vem resultando no aumento de pedidos afastamento para tratamento.

A psicóloga destacou a importância de o trabalhador adotar novos comportamentos e atitude em âmbito pessoal para mudar os fatores de riscos existentes na empresa do ponto de vista organizacional, visando a melhorar a saúde física e mental do/a trabalhador/a. Ressaltou ainda a importância da valorização de procedimentos coletivos, de cooperação, reconhecimento no ambiente de trabalho, fazendo frente às pressões adotadas nas empresas que valorizam a individualidade e a competição como instrumento de geração de lucro. "Os trabalhadores são maioria, enquanto os empregadores são minorias. E isso tem sido considerado nas relações do mundo do trabalho", frisou.

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros