28 de Junho de 2023 às 16:38

Movimento sindical bancário lança campanha #BancoParaTodos

Lançamento campanha

Campanha #BancoParaTodos Campanha #BancoParaTodos

Os bancários de todo o Brasil realizaram, nesta quarta-feira (28), um Dia Nacional de Luta para o lançamento da campanha #BancoParaTodos. O objetivo é unificar ações e mobilizações dos funcionários de todos os bancos contra o fechamento de agências bancárias em diversas localidades do país e por este motivo.

Em Campo Grande, os dirigentes sindicais do SEEBCG-MS percorreram as agências para apresentar aos bancários e às bancárias a Campanha #BancoParaTodos e também entregar informativo sobre o assunto. Clique aqui e leia o informativo.

Atualmente, o Brasil conta com apenas 7.216 agências em todo o país, o menor número desde 2007, quando o Banco Central começou a registrar esses dados.  E a situação está se agravando, pois somente no ano de 2022 foram fechadas 428 unidades.

Um levantamento realizado pelo Dieese revela que 42% dos municípios brasileiros não possuem nenhuma agência bancária. E, em 7% dessas cidades, não há qualquer tipo de atendimento bancário. 

Outro aspecto preocupante é a demissão de funcionários devido aos fechamentos de agências. Esses profissionais perdem seus empregos e ficam sem condições de sustentar suas famílias. Além do impacto individual, essa situação afeta negativamente o comércio local, resultando em prejuízos para toda a sociedade.

A campanha #BancoParaTodos tem como objetivo chamar a atenção para esses problemas e buscar soluções que garantam o acesso aos serviços bancários para toda a população brasileira, conforme determina a lei. 

Paralelamente, as comissões nacionais de empresa, de bancos privados e de bancos públicos, têm levado às mesas de negociações a prioridade da luta contra o fechamento de unidades, no varejo e em áreas administrativas, e a consequente preservação de postos de trabalho. Essas têm sido pautas permanentes em todas as instâncias do movimento sindical em contraposição à prática dos bancos, que insistem na redução de custos através dos cortes na folha de pagamento de salários e na redução de estruturas operacionais. 

“A partir de agora, nós vamos lutar de forma unificada contra esses e outros tantos problemas comuns a toda a categoria”, afirmou Gustavo Tabatinga Jr., secretário-geral da Contraf-CUT.

Campanha #BancoParaTodos

Por: Comunicação do SEEBCG-MS com informações da Contraf-CUT


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros