28 de Junho de 2023 às 15:14
Solenidade
No próximo sábado, dia 1º de julho, acontece a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS). Os novos diretores foram eleitos em fevereiro deste ano, com 98,3% dos votos válidos, e vão administrar a instituição no quadriênio 2023/2027. A posse está marcada para às 19h na sede administrativa do sindicato.
A atual presidenta do SEEBCG-MS, Neide Maria Rodrigues, foi reeleita e irá exercer o segundo mandato. Bancária do Bradesco, Neide tem mais de 20 anos de atuação sindical e é a segunda mulher a ocupar a presidência do sindicato.
Para melhorar a atuação sindical e atender às demandas da categoria bancária, a nova gestão contará com três novas secretarias: Secretaria de Mulheres, Secretaria do Ramo Financeiro e Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho.
A implantação da Secretaria de Mulheres promoverá ações voltadas para o combate à discriminação de gênero no ambiente de trabalho. “Sempre lutamos pela igualdade de gênero, mas agora, com uma secretaria específica, vamos intensificar as ações e estar ainda mais perto das bancárias para ouvir as dificuldades do dia a dia de trabalho”, explica a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
Na Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, serão desenvolvidas ações para enfrentar problemas que têm prejudicado a população e os bancários, como a redução de trabalhadores e agências, a falta de segurança com a retirada de portas giratórias e vigilantes e o adoecimento da categoria bancária.
“O banco impõe metas abusivas aos trabalhadores, venda de produtos, em um momento que ninguém está comprando nada. O cliente chega para fazer um financiamento e o bancário tem que vender um cartão de crédito também. Isso tem gerado um grande número de trabalhadores adoecidos”, pontua a presidenta do sindicato.
Apesar de representar 1% do emprego formal no Brasil, a categoria bancária representa 24% dos afastamentos acidentários por doenças mentais e comportamentais no país. Em 2012, esse percentual era de 12%, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Com 64 anos de história, é uma das entidades mais antigas e atuantes de Mato Grosso do Sul que contribui para o fortalecimento do movimento sindical no Estado e acumula muitas lutas e conquistas em prol da categoria bancária.
O trabalho realizado pelo SEEBCG-MS beneficia cerca de 2.400 bancários e bancárias que atuam na capital e mais 27 municípios do Estado.
Entre os direitos conquistados estão PLR, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade de 20 dias, jornada de seis horas, reajustes acima da inflação e descanso aos sábados.
A instituição também participa de mobilizações que interferem no cotidiano dos trabalhadores em geral, como a taxa Selic mantida pelo Banco Central no patamar de 13,75%, a maior taxa de juros reais do mundo.
Para o Sindicato dos Bancários, essa política de juros não cumpre a função de reduzir a inflação, e leva a uma desaceleração da economia e aumento do custo de vida para a população. Isso pode ter um impacto negativo especialmente para aqueles que já estão enfrentando dificuldades financeiras, como aumento de preços de alimentos e combustíveis.
Posse Nova Diretoria SEEBCG-MS
Data: 1º de julho (sábado), às 19h
Local: Sede do SEEBCG-MS – Rua Barão do Rio Branco, 2.652
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/nova-diretoria-do-seebcg-ms-toma-posse-neste-sabado-dia-10/