1 de Novembro de 2024 às 08:13
Prevenção
Desde de o ano de 2011, no Brasil, o mês de novembro é dedicado à prevenção e conscientização do câncer de próstata e o Sindicato do Bancários de Campo Grande-MS e Região aproveita a importância desta data para alertar e incentivar os trabalhadores bancários a pensarem na saúde e bem-estar.
“Sabemos que a rotina corrida e as responsabilidades do dia a dia muitas vezes nos levam a negligenciar a nossa própria saúde. Por isso, quero fazer um chamado especial para os homens bancários que cada um reserve um tempo para cuidar de si mesmo. A prevenção é a melhor forma de garantir uma vida mais longa e saudável”, destaca a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Ainda segundo o INCA, estima-se que haja 71.130 novos casos de câncer de próstata por ano no período de 2023 a 2025. Quando olhamos apenas para Mato Grosso do Sul, nesse mesmo período, o número pode totalizar quase 30 mil ocorrências.
A fase inicial do câncer de próstata pode apresentar sinais como:
Porém, manter a atenção na saúde é fundamental e realizar os exames de prevenção faz parte desse cuidado, já que em alguns casos não há sinais e, por isso, o ideal é que, se há histórico na família, o exame preventivo seja iniciado a partir dos 45 anos, caso contrário, pode ser realizado mais tarde, aos 50 anos. Na fase inicial da doença, a chance de cura definitiva beira os 90%.
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O PSA com a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen, é um dos exames que pode ser usado para a investigação. O outro é toque retal, realizado no consultório médico por um especialista urologista ou proctologista.
Alterações indicadas pelo toque, mas também pelos exames clínico e de sangue, podem levar o médico a pedir outros mais complexos, como ressonância magnética e biópsia. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alterações percebidas pelo toque retal, o que reforça a necessidade de fazer esse exame.
São fatores protetores os hábitos de vida saudáveis, as atividades físicas, alimentação saudável, exposição ao sol de forma segura para elevar os níveis de vitamina D e vida sexual ativa, com relações seguras.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/novembro-azul-prevencao-e-cuidado-para-uma-vida-mais-leve/