2 de Outubro de 2023 às 08:20

Outubro Rosa: SEEBCG-MS participa da campanha de conscientização pela saúde da mulher

Campanha

Foto: Freepik

Neste mês de outubro, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) participa da campanha mundial “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Mais recentemente, a ação incluiu o alerta para outras doenças, como o câncer do colo do útero, causado pelo vírus HPV – Papiloma Vírus Humano.

Neide Rodrigues, presidenta do SEEBCG-MS  Luciana Rodrigues, bancária BB

“A mulher está sempre cuidando de alguém, mas não podemos esquecer que, para cuidar do outro, primeiro precisamos estar bem, com saúde. O autocuidado é uma medida valiosa que pode salvar nossa vida, precisamos observar nosso corpo e fazer os exames periódicos”, destaca a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher e chamar a atenção das bancárias, o SEEBCG-MS alterou o layout do site para a cor rosa e vai realizar ações de conscientização durante o mês de outubro.

“Saúde é prioridade, é algo que não devemos adiar. O sindicato está aqui para lembrar as bancárias que a vida é mais importante, para ter novas conquistas e estar ao lado de quem amamos, precisamos estar com saúde”, comenta a secretária de mulheres do SEEBCG-MS, Luciana Rodrigues.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Para 2023, são estimados 73.610 casos novos no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Sinais

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). 

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. O autoexame e os exames periódicos devem ser realizados mesmo sem sintomas.

Prevenção

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS com informações do INCA


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros