3 de Julho de 2013 às 07:32
SEGURANÇA
Em entrevista, no dia 27 de junho, para a TV Campo Grande (SBT), a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iaci Azamor Torres relatou a importância dos biombos nos bancos.
Para a presidenta Iaci Azamor, “desde que a Lei Municipal n. 4.819, de 22 de março de 2010, dos vereadores Herculano Borges (hoje secretário de Juventude do Estado) e Carlão, a obrigatoriedade das instalações de biombos, tapumes ou estruturas similares nas agências bancárias e postos de atendimentos em Campo Grande, que preserva a segurança dos clientes durante as operações financeiras, não está sendo cumprida em algumas agências do Itaú e Bradesco e nem sendo fiscalizada pela SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano)”. Lembrando que a regulamentação da Lei foi publicada no Diogrande, no dia 23 de junho de 2010 – Decreto n. 11.240.
A Lei cita que depois da regulamentação as agências bancárias e postos de atendimentos tinham o prazo de 90 dias para se adequarem, e o descumprimento acarreta ao estabelecimento a pena de multa de no valor correspondente a R$ 3.000,00 (três mil) reais, aplicada em dobro em caso de reincidência, sob pena de interdição. “Uma multa de R$ 3.000 é irrisória diante de lucros dos bancos que chegam por semestre mais de 10 bilhões e até hoje nenhuma agências bancárias ou postos de atendimentos não foram interditados por não cumprirem a Lei. Falta fiscalização”, enfatiza a presidenta Iaci.
Muitos bancos usam o argumento de que os biombos são inseguros cai por terra quando a Polícia Militar mostra estatísticas que provam que os equipamentos diminuíram as ocorrências. “Os lucros bilionários das instituições financeiras, ao que parece, podem cobrir investimentos na instalação desses painéis, para que os clientes se sintam seguros no momento de fazer uma operação bancária. Não há argumento que prove o contrário, já que existe uma lei obrigando a colocação de biombos e os bancos a descumprem sem a menor cerimônia”, diz Iaci.
Finalizando a entrevista, a presidenta Iaci Azamor disse “estar preocupada com vários postos de atendimentos, como bancas de jornais e caixas de bancos em grandes lojas que não oferecem nenhum tipo de segurança (câmaras, seguranças e biombos) para os clientes durante as transações financeiras e com a falta de fiscalização por parte da Prefeitura, através da SEMADUR.”
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/presidenta-do-seeb-cgms-diz-que-biombos-em-bancos-sao-fundamentais-para-a-seguranca/