15 de Junho de 2021 às 14:08

Prioridade dos bancários na vacinação contra Covid-19 ganha reforço de vereadora

Vacina Já

Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

A luta pela inclusão dos bancários no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 ganha força. Na tarde desta segunda-feira (14), a vereadora Camila Jara encaminhou ofício ao Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, solicitando que os bancários sejam incluídos como prioridade para a vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande.

Além da categoria bancária, a vereadora também solicita a inclusão dos funcionários da concessionária de água e de energia elétrica, caixas de supermercado e motoristas de aplicativo.

O documento se baseia no Decreto Estadual n° 15.632/2021, que lista os serviços considerados essenciais, e no fato de os trabalhadores desses serviços não terem sido vacinados ainda. "Mesmo indo pra rua, estando em constante contato com a população, correndo alto risco de se contaminarem, esses trabalhadores não pararam, mas também não foram imunizados ainda. Por isso o nosso pedido de incluí-los tão logo chegue a nova remessa de vacinas à Capital", explicou a vereadora.

Mobilização

Desde o início do ano, o movimento sindical tem cobrado a inclusão da categoria bancária no Plano de Imunização contra a Covid-19. 

Em Mato Grosso do Sul, apenas as cidades de Iguatemi e de Antônio João imunizaram a categoria bancária. O sindicato já solicitou a inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19 para as Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios da sua base, que engloba Campo Grande e outros 27 municípios.

Na última sexta-feira, dia 11, o Comando Nacional dos Bancários (que representa a categoria em todo país) entregou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a solicitação de inclusão da categoria bancária no PNI contra a Covid-19 e também apresentou as informações e dados complementares que mostram tal necessidade.

Campanha         

Nesta segunda-feira, dia 14, o SEEBCG-MS iniciou a campanha “Para quem não pode parar #VacinaJá”. A ideia é chamar atenção da população e dos políticos para o trabalho essencial desenvolvido pela categoria bancária, mas que não foi incluída nas prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

A campanha vai para as ruas, sites, jornais e redes sociais, com anúncios, matérias, outdoors, camisetas, bandeiras e adesivos. Os bancários e bancárias também podem participar da campanha nas redes sociais, com o tema para ser utilizado na foto de perfil no Facebook. Clique aqui e utilize o tema na sua foto de perfil.

Na quarta-feira, dia 16, também haverá uma carreata da categoria bancária. A concentração será a partir das 8h30, na Fetems, e a saída às 9h em direção a Secretaria Estadual de Saúde, no Parque dos Poderes.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros