9 de Setembro de 2008 às 11:14

Projeto visa privatizar BB e Caixa

Deputado federal quer acabar com bancos federais

São Paulo - Enquanto os bancários de São Paulo lutam para manter o último banco público do Estado, a Nossa Caixa, que foi colocada à venda pelo governador José Serra (PSDB), em Brasília, projeto de lei de um deputado federal também tucano prevê a privatização do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.
 
O PL do parlamentar Feu Rosa (PSDB/ES) quer modificar os artigos 2º e 3º da Lei 9.491/1997, que trata do Programa Nacional de Desestatização criado por Fernando Henrique Cardoso. Esse programa levou à privatização de várias estatais, a exemplo do Banespa, em São Paulo, mas mantinha como exceção os bancos que agora são ameaçados por Feu Rosa, que em seu projeto de lei diz considerar prioritária a desestatização das instituições financeiras federais.
 
“É incrível a sanha tucana contra o papel do Estado brasileiro”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. “Em São Paulo, acabaram com o Banespa e agora investem contra a Nossa Caixa. Não bastasse isso, agora partem para cima, na surdina, com um projeto de lei contra os bancos federais que são os principais responsáveis pelo investimento em produção no Brasil”, revolta-se o presidente do Sindicato.
 
“Estamos em contato com os parlamentares que são parceiros dos bancários na Câmara e no Senado para tentar barrar esse absurdo. Vamos fazer um grande movimento contra essas privatizações. O Brasil precisa de bancos públicos e fortes como o BB e a Caixa”, completa o dirigente.
 
O PL já passou pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, pela Comissão de Finanças e Tributação, e está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. No dia 21 de agosto encerrou-se o prazo para apresentação de emendas.
 

Cláudia Motta, do Seeb/SP
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros