3 de Janeiro de 2018 às 08:00

RETROSPECTIVA 2017: Conferência Nacional dos Bancários define planos de luta da categoria

LUTAR, DEFENDER E GARANTIR

A 19ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou o plano de lutas, estratégias e resistência para a Campanha Nacional de 2017. Foram ações em defesa do emprego e dos direitos, dos bancos públicos, da democracia, do movimento sindical e para as mesas temáticas de Saúde do Trabalhador, Igualdade de Oportunidades, Segurança Bancária e de Acompanhamento da Cláusula de Prevenção de Conflitos. A conferência - que aconteceu no mês de julho - contou com 603 delegados. Representando o SEEB-CG, estavam os diretores Edvaldo Barros, Neide Rodrigues, José dos Santos Brito, Luciana Rodrigues e Moisés Arguello. 

No encontro, foi aprovada uma moção de repúdio a reforma trabalhista, na qual a classe trabalhadora e seus legítimos representantes – sindicatos e centrais sindicais – foram desconsiderados na discussão. Com isso, o processo atende apenas os interesses dos empresários e o desejo de reduzir custos e aumentar os lucros, além de gerar um enorme retrocesso no país. 

Mesmo com Reforma Trabalhista, ACT de dois anos traz garantias aos bancários

Graças ao ACT de dois anos, os bancários receberam, em 2017, a reposição da in ação mais 1% de aumento real para salários e todas as demais verbas, inclusive a PLR. O acordo é válido até 31 de agosto de 2018. Com isso, mesmo com a reforma trabalhista em vigor desde o mês de novembro, os bancários estão protegidos de diversas circunstâncias que colocam, de imediato, outros trabalhadores em risco. 

Defesa dos bancos públicos é consenso entre bancários da Caixa e do BB

Em julho deste ano, oito delegados do sindicato participaram do 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef ) e do 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB). Os congressos definiram as pautas específica de reivindicações e das estratégias da Campanha Nacional 2017, que tem como bandeiras centrais a defesa do caráter público dos dois bancos, o combate às reestruturações e a luta por mais contratações. 

Para ler as demais matérias sobre o ano de 2017, clique aqui: goo.gl/ofZ6Sj 

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros