4 de Fevereiro de 2013 às 20:49

Reunião cria Frente Estadual em Defesa da Saúde Pública do MS.

Saúde

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (04-02-2013), na sede do SINTSSMS, uma reunião de entidades sindicais e movimentos sociais que tratou sobre os diversos problemas da Saúde Pública no Mato Grosso do Sul.

Em novembro do ano passado, foi divulgado em reunião do Conselho Estadual de Saúde, a possibilidade de se instalar uma epidemia de dengue na cidade de Campo Grande. Efetivamente ela ocorreu e não foi feito nada concreto para impedir esta situação.

Segundo o DENASUS, de 2005 a 2010 o número de leitos do HRMS, Santa Casa e HU diminui drásticamente em Campo Grande, de 1280 para aproximadamente 510 leitos dia, em um período de 6 anos (2005 a 2010). Como reflexo desta situação, foi produzida matéria da TV Morena que tratou do tema da superlotação no Hospital Regional.

Clique AQUI para ler a reportagem do TV morena

Foram relatadas várias denúncias do processo de privatização da saúde, da superlotação, da falta de ambulâncias no SAMU, entre outros.

A constatação dos movimentos e dos sindicatos é de que a situação é gravíssima. Por este motivo, foi criada nesta reunião a Frente em Defesa da Saúde Pública no Mato Grosso do Sul.

Esta Frente construirá um manifesto coletivamente com demais entidades sociais que queiram participar desta iniciativa. Convocamos as entidades e movimentos para fortalecer o Controle Social, Conselhos de Saúde em cada nível, (local, regional, municipal e estadual).

Como encaminhamentos, ficou decidida a construção coletiva e lançamento do manifesto, a realização de audiências públicas, produção de jornal e de mídias sociais para informar a situação para a população, a articulação de atos públicos, entre outros.

Participam desta iniciativa o SINTSSMS, CUT, FETRICOM, CDDH Marçal de Souza, SINERGIA, MS de Fato, SINTTEL, SINTSPREV, membros do Conselho Estadual de Saúde, do Fórum dos Usuários do SUS. Lembramos que esta frente é aberta a participação de toda e qualquer entidade ou movimento social que comungue da defesa da saúde pública do estado.

A reunião também contou com a participação do vereador Zeca do PT que se colocou a disposição para contribuir com o debate proposto, com a realização de uma audiência pública e intermediação junto ao Prefeito de Campo Grande Alcides Bernal para tratar do tema da saúde.  

Assessoria Comunicação SINTSSMS 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros