6 de Agosto de 2013 às 12:00
TERCEIRIZAÇÃO
Andréia Cercarioli
Trabalhadores de várias entidades sindicais protestaram nesta terça-feira (6) contra a aprovação da PEC 430 de 2004, que aprova a terceirização nas empresas públicas e privadas em todos os setores. Eles estão fechando a Avenida Afonso Pena por 10 minutos e um grande congestionamento já se formou na altura da Casa da Indústria.
Cerca de 50 manifestantes acompanham a ação que entende que a terceirização vai diminuir o número de empregos em longo prazo, prejudicar as condições de trabalho do terceirizado, que, geralmente, ganha menos e tem uma jornada de trabalho maior.
Eles também apontam uma estatística do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em que o número de acidente de trabalho envolvendo terceirizados é maior, sendo de 10 acidentes, oito são com terceirizados.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iraci Azamor Torres, exemplificou que em seu setor, por exemplo, há os correspondentes bancários, que prejudicam o funcionamento dos bancos. “Eles prejudicam a qualidade do serviço, que também é irregular quanto à legislação”, afirmou.
Segundo ela, há projetos para regulamentar a terceirização no país que estão no Congresso, mas “ficam na gaveta por desinteresse”, conclui.
Os manifestantes estavam com faixas e cartazes com letreiros, “país de primeira não pode ter emprego de terceira”. Esta paralisação é um movimento nacional e ocorreu junto com outras cidades do país.
Fonte: Midiamax
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/seeb-cgms-e-entidades-sindicais-protestam-contra-pl-4330-e-fecham-afonso-pena/