4 de Setembro de 2023 às 08:00
Conquista
Os diretores do SEEBCG-MS participaram do Seminário em Comemoração aos 80 anos da CLT, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante aos trabalhadores direitos como férias, descanso semanal remunerado, jornada diária máxima de oito horas, licença-maternidade e paternidade, 13º salário e seguro-desemprego.
“Com essa comemoração, nós lembramos que nada veio de graça, todos esses direitos são oriundos de lutas, mobilizações, greves. São avanços duramente conquistados que só foram possíveis graças à organização da classe trabalhadora, por meio das entidades representativas, como os sindicatos”, destaca o secretário-geral do SEEBCG-MS, Orlando de Almeida Filho.
Entre os temas que foram debatidos estão o papel dos sindicatos nas relações de trabalho pós reforma trabalhista, saúde e segurança do trabalho na CLT, ressignificação do trabalho no contexto da indústria 4.0, doenças ocupacionais e a evolução da legislação trabalhista.
“Precisamos estar atualizados sobre a legislação trabalhista e, com os debates de hoje, recebemos muita informação. A CLT completa 80 anos como um importante instrumento de proteção do trabalhador, que assegura regras básicas para um trabalho digno e tenta buscar o equilíbrio entre empregador e empregado”, afirma o secretário de Assuntos Jurídicos, Vicente Cleber Aires.
Desde 1992, a categoria bancária possui uma Convenção Coletiva de Trabalho, que garante os mesmos salários e os mesmos direitos em todo o território nacional. Os bancários também foram a primeira categoria a conquistar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em Convenção Coletiva de Trabalho, em 1995.
“O nosso modelo de organização inclui uma Campanha Nacional e uma programação extensa para a construção da nossa CCT. Temos um percurso com mesas temáticas, eventos, reuniões, encontros específicos de bancos públicos e privados, em todos os níveis: local, regional e nacional. [...] É um diferencial em relação a outras categorias que tem sido fundamental para manutenção de direitos e avanços ao longo dos anos”, avalia Orlando de Almeida Filho.
Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/seebcg-ms-participa-de-seminario-em-comemoracao-aos-80-anos-da-clt/