5 de Dezembro de 2011 às 13:30

Seebcg participa de ato público dos trabalhadores do setor elétrico do MS

Diretores do Seebcg participam do ato na Enersul

Diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região estiveram participando, na manhã desta segunda-feira, dia 5, do ato  público e pacífico dos trabalhadores da Enersul, no Centro Administrativo e Operacional da empresa, localizado na Avenida Gury Marques, saída para São Paulo, que lutam por maiores salários e melhor distribuição nos lucros e resultados da empresa.

 

Mesmo obtendo lucro extraordinário em 2011 de mais de 120 milhões; conquistado todos os prêmios no segmento na região Norte e Centro-Oeste e ainda ter sido apontada com a empresa de melhor desempenho econômico no MS, a empresa de abastecimento de energia elétrica de Mato Grosso do Sul está colocando muitas dificuldades para conceder aos seus trabalhadores – os principais responsáveis por essa posição – uma melhor remuneração e distribuir com justiça os lucros e resultados obtidos até o momento.

 

Os trabalhadores reivindicam a reposição da inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que está na faixa de 6,86% no período da data-base que foi em novembro, mais 2,5% de ganho real. A Campanha Salarial da Enersul deste ano tem como principais bandeiras o salário justo, ganho real, participação nos lucros e resultados, política de emprego; manutenção e ampliação dos direitos adquiridos, entre outros.

 

Para Elvio Marcos Vargas, presidente do Sinergia-MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Mato Grosso do Sul), existe um contraditório entre o lucro de R$ 120 milhões que a empresa terá neste ano em relação à proposta de aumento salarial de 0,84% dada pela Rede de Energia, responsável pela Enersul. Segundo Vargas a mobilização de meio dia é um alerta da categoria pela postura da empresa dentro da campanha salarial, que pode vir a se transformar em greve na próxima semana. A mobilização ocorreu também no interior do Estado e alcançou em torno de 80% dos trabalhadores.

 

Em Mato Grosso do Sul existem 900 funcionários e em Campo Grande são aproximadamente 500. De acordo com o sindicato, após reunião com a empresa, programada para acontecer na quarta-feira, dia 14, será realizada uma assembléia geral com os trabalhadores e caso não haja acordo a paralisação não está descartada.

 

A presidente do Seebcg, Iaci Azamor Torres disse que a justa reivindicação dos trabalhadores do setor elétrico do Estado tem total apoio dos trabalhadores do setor bancário. “Nós enfrentamos recentemente uma grande luta para ter nosso trabalho valorizado pelas empresas. Foi preciso fazer uma grande mobilização nacional e paralisar milhares de agências bancárias para sermos ouvidos e atendidos em nossas reivindicações, por isso estamos apoiando os companheiros do setor elétrico. Somente com mobilização e união é possível conquistar nossos objetivos”, disse a presidente que estava acompanhada dos diretores Edvaldo Franco Barros, Neide Maria Rodrigues, Lucélia Aparecida Moreira, Vânia Mary Iceri e Marcelo Senatore.

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros