24 de Janeiro de 2025 às 09:16

Sindicato dos Bancários celebra o Dia do Aposentado

24 de janeiro

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região celebra hoje, 24 de janeiro, o Dia do Aposentado. A data é uma oportunidade para homenagear aqueles que dedicaram grande parte de suas vidas ao trabalho bancário e agora desfrutam de uma merecida aposentadoria. 

O sindicato destaca a importância da valorização dos aposentados e da garantia de seus direitos. A aposentadoria é um momento de descanso e lazer, mas também de reflexão sobre as conquistas alcançadas ao longo da carreira.

“Os aposentados bancários são uma referência para as novas gerações de trabalhadores. Sua experiência e conhecimento são valiosos para o setor bancário e para a sociedade como um todo. Por isso, o sindicato reafirma seu compromisso em lutar pelos direitos dos aposentados e em garantir que eles tenham uma vida digna e saudável”, destaca a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues. 

Em 2024, o sindicato, demonstrando seu compromisso contínuo com o bem-estar e os interesses dos seus membros aposentados, criou o Departamento dos Aposentados. Esta iniciativa reflete o reconhecimento, por parte do sindicato, da importância de manter um forte vínculo com seus membros, mesmo após a aposentadoria. 

Histórico: Dia Nacional do Aposentado

A lei que criou o Dia Nacional do Aposentado é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio (PT/SP). Essa data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). 

No primeiro ano de vigência da lei, o sistema acolhia exclusivamente os empregados de 27 estradas de ferro. Após 101 anos de avanços e muitas reformas, a Previdência virou um gigante de abrangência nacional e tornou-se responsável pelo pagamento de 22,4 milhões de aposentadorias apenas no Regime Geral, que inclui trabalhadores da iniciativa privada e servidores não filiados a regimes próprios. Atualmente, o desembolso anual é superior a R$ 478,7 milhões. 

Um século depois, com as mudanças nos critérios de aposentadoria, os trabalhadores do Regime Geral estão submetidos a uma idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres), além de um tempo de contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres. O segurado também paga à Previdência contribuições que variam de 7,5% a 22% do benefício. 

A rede de proteção previdenciária, que em 1923 se restringia a aposentadoria, saúde e pensão por morte, evoluiu para mais de 20 benefícios, auxílios e pensões. Além do mais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede auxílios acidente, doença e reclusão, além de seguro defeso do pescador artesanal, salário-maternidade e salário-família. 

A Previdência paga ainda o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência, assim como pensões por morte, talidomida, hanseníase e síndrome congênita do zika vírus. 

Por: Comunicação do SEEBCG-MS (com informações da Fenae)


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros