5 de Fevereiro de 2013 às 14:25

Sindicato dos Bancários fecha agências que funcionavam sem vigilantes

Greve dos Vigilantes

O SEEB-CG continuou nesta terça-feira (05) a ronda às agências bancárias de Campo Grande. Foi constatado que mesmo com a proibição por lei da abertura de agências, ao menos duas do Bradesco estavam fazendo atendimento de clientes. Com a desculpa de que não estavam trabalhando com numerário, o banco determinou as aberturas.

O Sindicato dos Bancários, preocupado com a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras bancários/as, fechou as agências. Constatou-se o desvio de função: Bancários estavam fazendo o trabalho de vigilantes, atuando na abertura das portas giratórias.

À tarde o sindicato volta às agências para confirmar o fechamento se segue fazendo a ronda em outras ainda não visitadas. O sindicato adverte aos bancários que não cumpram ordem de abertura, uma vez que é ilegal e extremamente perigoso.

As agências bancários só podem abrir suas portas para atendimento ao público com a presença de vigilantes, de acordo com a lei federal nº 7.102/83. Isso significa no mínimo dois trabalhadores. O número total de vigilantes é definido no plano de segurança de cada estabelecimento, que deve ser apresentado anualmente e aprovado pela Polícia Federal.

Qualquer descumprimento dessa lei deve ser imediatamente denunciado por escrito para a Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Polícia Federal mais próxima. Às denuncias podem ser encaminhadas também ao SEEB-CG, através do site, do facebook, ou pelo telefone 3312-6100.

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros