19 de Abril de 2021 às 10:21
Movimento Sindical
Nos dias 16 e 17 de abril, foi realizado o XI Congresso da Fetec-CUT Centro-Norte - “Em Defesa da Vida e dos Direitos dos Bancários”, com a participação de 123 delegados de 12 sindicatos de oito Estados e do Distrito Federal.
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região é uma das entidades sindicais filiadas à federação e participou do congresso com 11 delegados, além da presidenta Neide Rodrigues estavam os bancários Carlos Adriano Rolon, Cícero Roberto dos Santos, Fábio Guimarães, Marcelo Joaquim Maia,Marluce Xavier, Orlando de Almeida Filho, Patrícia da Silva Soares, Roberto Ribeiro, Rubens Jorge Alencar e Luciana Rodrigues.
“A Fetec-CUT/CN é a maior federação do mundo, são 8 estados e 12 sindicatos, é uma federação que representa muito bem os trabalhadores, está sempre na luta. Conseguimos organizar um evento virtual, nós que estávamos acostumados a fazer presencial e hoje precisamos nos adaptar esse novo método, sabemos que o momento que estamos vivendo não é fácil, vários companheiros, bancários e familiares perdendo a vida e temos um governo que não se preocupa com a vida das pessoas, por isso, estamos aqui na luta pela vacina para todos e a vida em primeiro lugar”, ressaltou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
O Congresso foi realizado, pela primeira vez, de forma virtual e, na abertura, contou com a presença dos presidentes dos sindicatos filiados, além dos presidentes da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos, da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, e da Fenae, Sérgio Takemoto.
“É uma alegria e sensação de alívio no coração por estarmos, apesar das dificuldades, realizando o congresso virtual. Vamos discutir alternativas à vida dos bancários e de todos os trabalhadores, a manutenção dos direitos que estão sendo arrancados dos trabalhadores. Vamos continuar lutando, resistindo, para defender a vida, os direitos, a soberania”, comentou o presidente da Federação, Cleiton dos Santos.
Na análise de conjuntura, o ex-ministro José Dirceu saudou a história de luta, de organização e de unidade da categoria bancária e denunciou a “tragédia humanitária” provocada por Bolsonaro.
“Vivemos um momento trágico, mas vamos superar e virar essa página. Agora é hora da solidariedade social, das cozinhas comunitárias, de conversar com o povo. O país precisa desconcentrar renda e riqueza para crescer. Vamos reconstruir o que Bolsonaro destruiu, e que fomos nós que construímos, o que já é um programa de governo”, disse José Dirceu.
No segundo dia, depois de discutir a importância das empresas públicas para o futuro do país, entre elas Banco do Brasil e Caixa, e a saúde dos trabalhadores em tempos de pandemia, o Congresso foi encerrado com a aprovação de um plano de ação e a eleição da nova diretoria da entidade. O presidente Cleiton dos Santos, funcionário do Banco do Brasil em Rondônia, foi reeleito para comandar a Federação no período 2021/2025.
“Agradeço imensamente a confiança depositada pelos companheiros nesse desafio de lutar pela vida dos bancários e pela manutenção dos direitos”, agradeceu Cleiton.
O XI Congresso também foi em comemoração aos 30 anos da Federação e, por isso, contou com apresentações culturais do cantor Nilson Chaves (do Pará), da cantora Lenilde Ramos (de Mato Grosso do Sul) e da Banda Quilomboclada (de Rondônia).
Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações da Fetec-CUT/CN)
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/sindicato-participa-do-xi-congresso-da-fetec-cutcn-que-aprova-plano-de-acoes-e-elege-nova-diretoria/