16 de Maio de 2025 às 11:25
Movimento Sindical
Na noite desta quinta-feira, dia 15 de maio, os diretores do SEEBCG-MS se reuniram para uma bate papo e confraternização com os bancários e bancárias do município de Costa Rica.
Estavam presentes a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues, e os diretores Rubens Jorge Alencar, José dos Santos Brito, Vicente Cleber Aires Rodrigues e Carlos Rolon.
Neide Rodrigues elencou para os bancários e bancárias de Costa Rica as principais conquistas da categoria ao longo dos anos de luta e mobilização do movimento sindical e que, todos esses direitos estão ameaçados pelo setor financeiro.
“Todas as conquistas da nossa Convenção Coletiva de Trabalho são fruto da nossa união, organização e luta. Mas, desde a aprovação da reforma trabalhista, esses direitos andam ameaçados, mas em todas as campanhas salariais temos conseguido mantê-los graças a nossa mobilização. No entanto, os banqueiros já estão nos ameaçando, não querendo negociar em mesa única na próxima campanha de 2026. Por isso, precisamos continuar unidos e mobilizados, precisamos que cada trabalhador esteja ao lado do sindicato, para demonstrar que a nossa força continua”, destacou Neide.
A presidenta do sindicato também destacou os principais desafios da categoria, como o fechamento de agências, demissões e a terceirização, que está acarretando em precarização do trabalho, sobrecarga dos trabalhadores e adoecimento.
“Os bancários estão enfrentando sobrecarga de trabalho e, com isso, aumento do estresse, afetando diretamente a saúde física e mental. Temos visto, como nunca, uma categoria adoecida mentalmente, com alto índice de afastamento. Temos travado lutas para combater essa situação", declarou a presidenta.
Os dirigentes sindicais ainda fizeram informes sobre as lutas de cada banco e abordaram temas como a importância da defesa dos empregos, a melhoria das condições de trabalho e a garantia de direitos, além da conjuntura atual do país.
Para saber como está a saúde mental da categoria nas regiões Centro-oeste e Norte do país, o sindicato também esclareceu a necessidade dos trabalhadores de responder a pesquisa realizada pela Fetec-CUT/CN: “Práticas de Gestão, Violência e Adoecimento pelo Trabalho em Instituições Financeiras”.
Os bancários e bancárias podem responder ao questionário até dia 30 de maio, através do link: https://bit.ly/3QJG5oY
“O objetivo é realizar um diagnóstico preciso que forneça dados para negociar com as instituições financeiras soluções que ponham fim a essa epidemia de adoecimento mental que assola os bancários e as bancárias”, disse Neide Rodrigues, que também é vice-presidenta da Federação e faz parte do Comando Nacional dos Bancários, colegiado que negocia diretamente com a Fenaban.
Neide Rodrigues ainda solicitou a participação da categoria à Consulta Nacional às Bancárias e aos Bancários 2025, que é um levantamento realizado todos os anos com o objetivo de conhecer o perfil da categoria. Mesmo sem Campanha Nacional em 2025, devido ao acordo de dois anos, a Consulta é fundamental para a organização dos trabalhadores.
“Contamos com a participação da nossa base. A nossa organização, além da luta, é construída através das opiniões e dos anseios dos bancários e bancárias", concluiu a presidenta do SEEBCG-MS.
Ao final da confraternização, que ocorreu em um restaurante de Costa Rica, o sindicato realizou sorteio de prêmios entre os filiados. Um dos brindes foi uma air fryer, doada pelo escritório Arraes & Centeno Advocacia.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://seebcgms.org.br/noticias-gerais/sindicato-se-reune-com-a-categoria-bancaria-em-costa-rica/