9 de Dezembro de 2024 às 10:22

UNI Américas reafirma defesa da democracia, igualdade, emprego decente e sustentabilidade

Ação

A 6ª Conferência Regional UNI Américas encerrou-se neste sábado, 7, após três dias de intensos debates, trocas de experiência e definição de estratégias de luta. Foram cerca de 600 delegados e observadores, representando 140 organizações sindicais de 28 países de todo o continente, reunidos em La Falda, província de Córdoba, na Argentina.

A UNI Américas é um braço continental da UNI Global Union, sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores. A comitiva brasileira, liderada pela Contraf-CUT, participou dos debates sobre os desafios da classe trabalhadora no continente e que incluem: impactos da inteligência artificial (IA), direitos trabalhistas e defesa da democracia.

“É necessário que o Estado regule [o uso da IA] para que todos saiam ganhando com os avanços tecnológicos e não apenas poucos”, destacou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e recém-eleita presidenta da UNI Américas Finanças.

“Encerramos mais uma grande conferência com uma grande representação de sindicatos de todo o nosso continente americano. Debatemos grandes temas que têm impacto sobre a vida, o trabalho e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de serviço. Pudemos trocar experiências sobre nossos setores, nossos países, compartilhar estratégias bem sucedidas de organização, sindicalização e enfrentamento aos ataques a nossos direitos e às nossas democracias”, ressaltou a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro.

A 6ª Conferência Regional UNI Américas foi aberta na tarde de quinta, 5, mas os debates internacionais ocorrem desde segunda-feira, 2, com a realização de conferências por setores, como a 6ª Conferência UNI Finanças, a 7ª Conferência UNI Américas Mulheres e a 6ª Conferência UNI Américas Juventude.

Durante a 6ª Conferência Regional UNI Américas Finanças, que ocorreu nos dias 2 e 3, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, foi eleita presidenta da UNI Américas Finanças, e a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, comporá o comitê de Finanças e o comitê Regional da UNI Américas, na área 5, da qual os delegados do Brasil fazem parte.

Leia mais em: ‘Radicalizar a democracia é promover direitos sociais’, defende Juvandia na 6ª Conferência da UNI Américas

Com informações SP Bancários e Contraf


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros