14 de Março de 2022 às 13:00

Desendivida: Santander desrespeita, mais uma vez, bancários e movimento sindical

Santander

Sem nenhuma negociação com o movimento sindical dos bancários, o Santander vai realizar a Semana Desendivida, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 de março, na qual o horário das agências será ampliado até 18h para renegociação de dívidas dos clientes.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região repudia mais essa atitude arbitrária e desrespeitosa do banco espanhol.

“O banco não quis negociar com o movimento sindical e decidiu de forma unilateral estender o horário de atendimento das agências, sobrecarregando e penalizando ainda mais os bancários. O banco não precisa desta ação, basta contratar mais funcionários”, comenta a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Para mostrar o descontentamento dos bancários do Santander e dos sindicatos da categoria de todo o país, uma série de manifestações será realizada durante esta semana para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho, mais contratações e respeito ao movimento sindical. Acompanhe pelo site e redes sociais do Sindicato as próximas ações da entidade em relação à Semana Desendivida.

Semana Desendivida

Sem qualquer tipo de negociação ou anuência do movimento sindical, o banco Santander definiu alguns pontos para o que está chamando de Semana Desendivida.

  • As agências funcionarão das 9h às 10h para atendimento preferencial para o grupo de maior risco;

  • Das 10h às 16h para o público em geral;

  • Das 16h às 18 horas, ficarão fechadas para o público em geral e permanecerá um funcionário no autoatendimento para realizar a triagem dos clientes que desejarem renegociar dívidas.

  • Os caixas serão dispensados às 16h.

  • Participarão da ação todos os funcionários com cargo de gerência. Ao longo da semana, dependendo da demanda, podem ocorrer ajustes para mais, ou para menos, no quadro de funcionários convocados;

  • Vigilantes e equipes de limpeza permanecerão nas agências até às 18h;

  • Caso haja extrapolação de jornadas, estas serão compensadas e não pagas.

Reincidência

Em 22 de janeiro de 2022, em um sábado, o Santander tentou abrir suas três mil agências em todo o Brasil, sem qualquer negociação com a representação sindical dos trabalhadores. Mas o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região conquistou uma liminar que impediu o banco de abrir as agências bancárias. A decisão foi da 6ª Vara do Trabalho de Campo Grande com validade para todos os bancários da base da entidade sindical.

“Entramos com essa ação para proteger a saúde e os direitos dos bancários. A lei é clara quanto à carga horária dos bancários, de seis horas de segunda a sexta, e também quanto ao funcionamento das instituições financeiras”, destacou na época a presidenta do SEEBCG-MS.

Leia mais: Liminar concedida ao Sindicato impede abertura do Santander aos sábados

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros