14 de Setembro de 2021 às 14:05

Santander confirma data do pagamento da PLR e do PPE

PLR

Foto: Reginaldo de Oliveira

O Santander confirmou que irá creditar a PLR no dia 30 de setembro, último dia para o pagamento dos valores aos funcionários. Na mesma data será pago o Programa Próprio Específico (PPE). Para saber quanto você vai receber na PLR Santander, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, com assessoria do Dieese, preparou um simulador.

Aos empregados dispensados sem justa causa, será efetuado o pagamento da antecipação até 30 de setembro, na proporção de 1/12 (um doze avos) do valor, por mês trabalhado ou fração igual ou superior a 15 quinze dias, conforme prevê a CCT de PLR.

PLR Santander 2021 é conquista do Sindicato

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995. Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores.

“Embora exista lei que defina a distribuição de lucros, a regra para essa distribuição é fruto de negociação coletiva. A PLR deste ano também será reajustada com base no INPC, mais aumento real de 0,5%, e é importante que a categoria reconheça isso como um direito conquistado e garantido pela CCT, porque, ao contrário do bônus e da variável, que são calculados e pagos de acordo com a produtividade, a regra da PLR é a mesma para todos os trabalhadores, e não tem relação com a meta. Isso garante uma distribuição mais justa e igualitária para todos os trabalhadores”, disse Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander.

Campanha Nacional garante aumento real em 2021 nos salários e PLR dos bancários

Além da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, a categoria bancária terá este ano reajuste de 10,97% sobre salários, VA e VR, sobre as parcelas fixa e adicional e teto da PLR e demais verbas (13ª cesta, auxílio creche/babá, vale transporte, auxílio-funeral, requalificação profissional, entre outras). O reajuste corresponde à reposição da inflação (INPC entre 1º de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021) mais aumento real de 0,5%.

A categoria bancária será uma das poucas no Brasil a conquistar reajuste acima da inflação este ano.

PPE

O Programa Próprio Específico (PPE) é apenas para áreas elegíveis e suas regras não são discutidas com os sindicatos, e obedecem critérios de produtividade e de notas de feedback que nem sempre seguem critérios claros e justos, sendo, na maior parte das vezes, submetidas à avaliação do gestor.

Este programa exclui áreas e grupos de funcionários. Além disto, as regras de elegibilidade mudam o tempo todo e muitas vezes prejudicam os trabalhadores que contribuíram com o lucro do banco.

Fonte: SP Bancários

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros