27 de Julho de 2007 às 11:09

Santander: lucro garantido com sobrecarga de trabalho e demissões

<B>Receita cresceu mais que o dobro que os gastos com, por exemplo, novas agências e novas contratações; banco reduziu quadro de funcionários</B>

São Paulo - O Santander anunciou nesta quinta-feira, dia 26, seu lucro no primeiro semestre de 2007: R$ 1,002 bilhão, um crescimento de 112% na comparação com o primeiro semestre do ano passado (R$ 559 milhões) e o equivalente a 10% do lucro mundial.

Um dado no relatório indica que esse crescimento pode ter se dado com o aumento da sobrecarga de trabalho dos bancários, redução do número de funcionários e demissão de trabalhadores antigos. “O aumento do lucro foi resultado do crescimento maior da receita do banco em relação aos gastos”, ressalta a diretora do Sindicato e funcionária do banco Rita Berlofa. Ela explica que, na comparação entre o segundo trimestre de 2006 e o mesmo período de 2007, os ganhos do banco cresceram 12%, mas os gastos cresceram apenas 5%. Já tomando por base o semestre, os gastos subiram 7,3%, enquanto a receita registrou alta de 14,5%.

“Mais dinheiro entrando e menos dinheiro saindo. Novas contas, mais produtos vendidos e novos clientes, mas o crescimento dos gastos com novas agências e novas contratações, por exemplo, não cresceram na mesma proporção. Ou seja, os funcionários acabaram sobrecarregados, enquanto o banco aumentava seus ganhos estratosféricos”, ressalta a dirigente sindical.

Demissões – Ela lembra ainda que o Santander foi um dos bancos que mais demitiu neste primeiro semestre. “De janeiro a março, o número de funcionários caiu. Isso sem falar na política de substituição de bancários com salários mais altos por outros ganhando bem menos, inexperientes, causando mais problemas para quem fica, com sobrecarga de trabalho, além de gerar desemprego e desestabilização de famílias. Mas para o banco tudo bem, pois os lucros crescem indecentemente, e só isso parece interessar”, critica.

Danilo Pretti Di Giorgi - 26/07/2007
SEEB-SP

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros