18 de Agosto de 2022 às 19:12

Fenaban não apresenta proposta econômica e bancários fazem Dia de Luta nesta sexta (19)

#TáEsperandoOQuê?

O Comando Nacional dos Bancários obteve avanços para as propostas de teletrabalho e de combate ao assédio sexual na negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desta quinta-feira (18) e cobrou melhorias na proposta contra as metas abusivas e o assédio moral, além de uma resposta definitiva para o índice de aumento para os salários, vales alimentação e refeição (VA e VR) e também para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). 

O Comando Nacional dos Bancários reforçou na mesa que a categoria está ansiosa por respostas para as reivindicações econômicas, e que com o fim da ultratividade – princípio que mantinha a validade de um acordo trabalhista até que outro fosse assinado – essas respostas se tornam ainda mais urgentes, uma vez que a CCT da categoria tem validade até 31 de agosto.

“Estamos na 11ª rodada de negociação e os bancos ainda não trouxeram uma proposta global que contemple aumento dos salários e demais verbas econômicas, principalmente quanto ao VR e VA. O lucro dos bancos cresce ano após ano. Eles podem atender todas as nossas reivindicações”, destacou a presidenta do SEEBCG-MS e integrante do Comando Nacional dos Bancários, Neide Rodrigues. 

“É importante avançarmos nos temas de combate ao assédio sexual e do assédio moral, assim como no teletrabalho, mas queremos também avançar no aumento real. Os bancários e bancárias estão pagando por um custo de vida alto, com a volta da inflação, está tudo muito caro!” completou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional.

Leia mais: Campanha Nacional: Agenda de negociações com a Fenaban

Dia de Luta

A categoria fará, nesta sexta-feira, 19, Dia Nacional de Luta, cobrando proposta global da Fenaban, que atenda as principais reivindicações dos bancários. Entre as reivindicações das cláusulas econômicas, estão aumento real de salários (INPC + 5%), aumento maior para os vales refeição e alimentação e maior participação nos lucros e resultados dos bancos, que já chegou a ser de 14%, em média, e atualmente está em 6,6%, em média.

Além dos atos nas ruas, haverá mobilização nas redes sociais das 9h às 10h (horário de Brasília). O Comando dos bancários orienta o uso da hashtag #TáEsperandoOQuê? e a marcação da Febraban (@Febraban) nas postagens.

Avanços

Os bancos vão analisar as propostas do Comando sobre o combate ao assédio sexual e também sobre o teletrabalho e apresentará uma nova redação sobre os temas, mas disse que ainda não conseguiu avançar no debate sobre a ajuda de custo.

Outro avanço foi sobre o combate ao assédio moral. Para os bancos, o assédio é uma questão de comportamento de alguns gestores e vão ampliar a orientação para coibir tal conduta. Também aceitam criar uma comissão para debater sobre o estabelecimento de metas.

“É certo que os bancos aceitarem debater sobre metas é um avanço, mas temos que tomar cuidado para que a responsabilidade não recaia somente sobre os gestores. Temos que analisar com cuidado para saber se eles também não estão sendo pressionados pela política de metas da instituição e repassam essa pressão para seus subordinados”, observou a secretária-geral do Seeb/SP, Neiva Maria dos Santos.

O que mais precisa avançar

Além dos avanços já mencionados, os bancos precisam definir melhor as propostas para permitir que as entidades sindicais possam se reunir e ter acesso aos trabalhadores que exerçam suas funções em teletrabalho.

Outro ponto que precisa ficar claro na proposta é com relação ao desconto de vale-transporte, que deve ser calculado apenas sobre os dias trabalhados presencialmente e não sobre todo o salário.

Outro ponto que os bancos ficaram de analisar é com relação ao prazo de mudança da modalidade de teletrabalho para o presencial, que deve ser expandido para quem cumpre sua jornada em localidades fora da sede de sua lotação, como em outros estados e até países.

Próxima negociação

A próxima reunião de negociação está prevista para esta sexta-feira (19), a partir das 10h (horário de Brasília).

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES DA CAMPANHA NACIONAL 2022.

Por: Contraf-CUT e SP Bancários

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros