1 de Outubro de 2007 às 09:56
Bancários de todo o Brasil deverão participar nesta terça-feira (2 de outubro) das assembléias gerais convocadas pelos sindicatos que integram o Comando Nacional da categoria. Na pauta, estará em votação a proposta de se realizar uma greve geral dos trabalhadores, em resposta à falta de uma proposta aceitável por parte dos banqueiros na Campanha Salarial 2007.
Depois de dez rodadas de negociação, a Federação Nacional dos Bancos ofereceu uma mudança no índice anteriormente sugerido: de 4,82% para 5,2%, sem melhorias nas outras verbas salariais, na PLR e demais questões referentes à pauta dos bancários.
“A contraproposta dos banqueiros não contemplam nossas reivindicações. Por isso, a greve por tempo indeterminado não está descartada. Precisamos construir um movimento forte, para arrancarmos uma proposta melhor da Fenaban”, afirmou José Aparecido Clementino Pereira, presidente do Sindicato dos Empregados
A intenção do Comando Nacional é pressionar os banqueiros para obter uma proposta satisfatória, o que é considerado possível diante dos lucros anunciados pelos bancos, que vêm crescendo anualmente. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, Itaú e Bradesco anunciaram faturamento superior a R$ 4 bilhões – um recorde no sistema financeiro brasileiro.
“Mesmo diante dos bons resultados, os banqueiros parecem brincar com a categoria. As propostas são conhecidas desde agosto, e por várias vezes os patrões foram à mesa de negociação sem levar nenhuma resposta. Agora é a nossa vez de dar uma resposta”, complementou Clementino.
Secretaria de Comunicação e Imprensa
Link: https://seebcgms.org.br/campanha-salarial-2007/bancarios-podem-entrar-em-greve-a-partir-desta-semana/