26 de Julho de 2007 às 14:07

Definição da minuta de reivindicações começa nesta sexta-feira

Índice, PLR maior, remuneração variável e outras reivindicações serão deliberadas na Conferência Nacional, que começa na sexta-feira e vai até o dia 31 de julho

São Paulo - A minuta de reivindicações a ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na segunda semana de agosto será definida a partir desta sexta-feira, dia 26, por 811 delegados de bancos públicos e privados de todo o país durante os debates da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

As prioridades dos bancários de São Paulo foram deliberadas durante a Conferência Estadual, realizada no sábado, dia 21. Entre as reivindicações que serão defendidas no debate nacional estão o índice de reajuste de 9,31% (composto por 4,5% de reposição da inflação no período de 1º de setembro de 2006 a 31 de agosto de 2007 pelo ICV Dieese mais 4,5% de aumento real) e a PLR de dois salários mais o valor adicional de R$ 3.500 com teto de R$ 15 mil.

Outro tema importante: debater com os bancos a remuneração variável. A proposta do Sindicato é que 5% da receita com prestação de serviços sejam distribuídos linearmente entre os funcionários, com pagamento trimestral e a incorporação de 1% do valor nos salários. Além disso, 10% da receita apurada com a venda de produtos nas agências também devem ser distribuídos entre os bancários.

“Todas as questões apontadas pelos trabalhadores na consulta serão debatidas na conferência. Depois dessa fase, a campanha entra em um novo momento, quando ocorrerão as manifestações e assembléias”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “E, mais do que nunca, o envolvimento de cada bancário é imprescindível para uma campanha vitoriosa”, destaca o presidente do Sindicato.

Conferência Nacional, de 27 a 31 de julho, em São Paulo
27 de julho – Encontros temáticos com debates sobre: ramo, remuneração, saúde e condições de trabalho

28 e 29 de julho – Debates da campanha sobre índice, PLR, verbas, estratégias de luta, entre outros

30 e 31 de julho –Encontros nacionais dos bancários do Banco do Brasil, da Caixa, e de bancos privados.

Jair Rosa - 26/07/2007

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros