23 de Novembro de 2022 às 08:23

Bancários aprovam reforma dos estatutos do SEEBCG-MS

Assembleia

Bancários aprovam reforma dos estatutos do SEEBCG-MS

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira, dia 22 de novembro, os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) aprovaram, por unanimidade, a reforma dos estatutos da entidade sindical.

A assembleia foi conduzida pela presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, pelo secretário geral, Rubens Jorge Alencar, e pelo secretário de assuntos jurídicos, Orlando de Almeida Filho, e teve a participação do advogado trabalhista Jefferson Martins de Oliveira, que presta assessoria jurídica para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Com as mudanças aprovadas, o sindicato atualiza o estatuto e corrige distorções. Os principais pontos foram apresentados à categoria durante a assembleia.

Assembleias online

Uma das alterações mais significativas é a regulamentação das assembleias presenciais, híbridas e online. Os novos formatos passaram a ser utilizados em todo o país durante a pandemia da Covid-19 e ampliaram a participação da categoria nas votações.

 Bancários aprovam reforma dos estatutos do SEEBCG-MS

“Atualmente, a maioria dos sindicatos, inclusive a Confederação Nacional, estão se adequando a essa nova realidade, de reuniões e assembleias híbridas e virtuais. Isso garante uma participação superior em relação às presenciais, a representatividade nessas assembleias virtuais é muito maior”, explicou o advogado trabalhista Jefferson Martins de Oliveira.

Novas secretarias

O novo regulamento prevê a atualização e modernização da estrutura administrativa do SEEBCG-MS com adequações e criação de três novas secretarias: Secretaria de Mulheres, Secretaria do Ramo Financeiro e Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho.

 Bancários aprovam reforma dos estatutos do SEEBCG-MS

“Há um grande número de trabalhadores que procuram o sindicato porque estão adoecendo em virtude das metas, das pressões, e muitos estão enfrentando problemas relacionados à saúde mental. Já damos suporte à categoria nesse sentido atualmente, mas com a secretaria específica vamos melhorar o atendimento a esses trabalhadores e debater ações de prevenção também”, explica a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues.

Também foram feitos ajustes administrativos como a incorporação da Secretaria de Organização e Informática à Secretaria de Administração e Patrimônio; a mudança da nomenclatura da Secretaria de Relações Sindicais para “Secretaria de Formação e Relações Sindicais e Sociais”; e da Secretaria de Esportes para “Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer”.

Outros pontos

O novo estatuto atende às adequações exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para garantir a privacidade e a segurança das informações pessoais dos filiados e filiadas.

Com as mudanças, será excluída a representação dos trabalhadores de cooperativas de crédito em cumprimento a uma decisão judicial. Foi alterado ainda o quórum mínimo para eleição de diretoria do sindicato, passando de 2/3 para 40% no primeiro turno e 30% no segundo turno, além da autorização da eleição sindical poder ser realizada de forma virtual.

A reforma do estatuto também oficializa a transferência do município de Chapadão do Sul para a base do Sindicato dos Bancários de Três Lagoas-MS e Região.

Bancários aprovam reforma dos estatutos do SEEBCG-MS

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação SEEBCG-MS


 

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros