26 de Maio de 2022 às 16:18

Bancários celebram os 63 anos de luta e conquistas do SEEBCG-MS

63 anos SEEBCG

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região completou 63 anos de lutas e conquistas nesta quarta-feira (dia 25 de maio), sendo uma das entidades mais antigas e importantes de Mato Grosso do Sul. A data foi comemorada entre bancários, diretores, ex-presidentes, representantes de outras categorias e parlamentares, na sede da instituição.

interna grande II

A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, destacou a importância de celebrar esta data e do trabalho do sindicato em prol da categoria. “O momento que nós estamos vivendo hoje é histórico. Nós tivemos vários presidentes que passaram pelo Sindicato dos Bancários e construíram a luta e os direitos dos trabalhadores. Nós temos uma Convenção Coletiva Nacional, que é fruto dessa luta desses ex-presidentes que por aqui passaram”.

Neide interna peq Vinicius Assumpção contraf

Segundo o vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção,a atuação do SEEBCG-MS contribui para o fortalecimento das lutas da categoria e também para a construção de um país melhor. “É um sindicato de Capital super importante nessa região, com ganho estupendo e importante para nossa unidade. É um sindicato fundamental para as lutas, não só das lutas corporativas, mas também olhando o Brasil mais justo, mais solidário”.

A história do sindicato começou no dia 25 de maio de 1959, com a criação da Associação Profissional dos Empregados Bancários de Campo Grande. Em 1963, por meio da Carta Sindical outorgada pelo Ministério do Trabalho, a Associação tornou-se o Sindicato dos Trabalhadores em Atividades Bancárias de Campo Grande.

ex presidentes seebcg

Homenagem

Também houve homenagens aos ex-presidentes do sindicato, com agradecimento à dedicação e ao comprometimento de cada um na luta pela manutenção e garantia dos direitos da categoria bancária. Gilberto Munhoz Cordeiro (1993 a 1999), José Aparecido Clementino (2005 a 2011), Iaci Azamor Torres (2011 a 2015) e Edvaldo Franco Barros (2015 a 2019) estavam presentes no evento.

“Passa um filme na cabeça da gente, de quando a gente esteve na luta à frente da direção do sindicato. É uma data muito importante para reflexão sobre o que já passamos, o que conquistamos, e onde nós podemos chegar”, destacou ex-presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros.

edvaldo seebcg gilberto seebcg

O ex-presidente Gilberto Munhoz Cordeiro relembrou os desafios de sua gestão e destacou a força do sindicato nesses 63 anos de história. “Na minha época, os bancos estavam começando a se modernizar, estava chegando a internet, então as dificuldades eram outras. Mas as lutas sempre foram difíceis, foi um período bastante conturbado. O Sindicato dos Bancários sempre acompanhou e sempre foi muito forte na luta”.

Iaci Azamor Torres foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Sindicato dos Bancários. “Tenho todo o orgulho de ser a primeira mulher a ocupar esse cargo, mas todos os que me antecederam, bem como os que vieram depois, têm a sua importância, o seu momento, o momento político do país, o vínculo com outros sindicatos e o trabalho com a categoria bancária. São 63 anos. É uma história que tem que ser muito enaltecida e comemorada”, comentou a ex-presidenta do SEEBCG-MS. 

iaci ex presidenta seebcg reinauguração seebcg

Reinauguração da sede

Durante a comemoração dos 63 anos, ainda teve a reinauguração da sede do sindicato, que passou por reformas no piso superior para melhorar a estrutura e o atendimento à categoria. Além de ficar mais amplo e moderno, o espaço agora conta com uma galeria dos ex-presidentes.

galeria ex presidentes seebcg

O SEEBCG-MS conta hoje com mais de 2.000 bancários na base territorial da entidade - que engloba Campo Grande e outros 27 municípios.

No evento, a presidenta do sindicato destacou que a comemoração é também uma forma de fortalecer a categoria bancária para os desafios dos próximos meses, como a Campanha Nacional dos Bancários e o processo eleitoral do Brasil.

“Estamos fazendo a consulta nacional com a categoria e já temos uma agenda de entrega da minuta de reivindicação. É necessário dialogar com os bancários sobre a importância da renovação da nossa Convenção Coletiva, sem perder nenhum direito. Outra questão são as eleições. Precisamos eleger parlamentares comprometidos com a classe trabalhadora e a defesa dos direitos e manutenção de todas as conquistas que nós tivemos”, ressaltou Neide Rodrigues.

A festa em comemoração aos 63 anos do SEEBCG-MS ainda contou com a presença do presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, da coordenadora do MST, Tiliana Brunetto, da secretária geral da CUT/MS, Dilma Gomes da Silva, da vereadora Camila Jara, e representantes de outras categorias.

encerramento seebcg

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Vídeo relacionado

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros