12 de Abril de 2023 às 10:17

Conselho Diretivo do SEEBCG-MS de abril discute atividades em prol da categoria

Reunião Mensal

Na noite dessa terça-feira, dia 11 de abril, foi realizada a reunião mensal do Conselho Diretivo do SEEBCG-MS. No encontro, além dos diretores atuais, participaram os dirigentes eleitos que tomarão posse em julho de 2023.

Entre as pautas debatidas, estavam: curso de formação sindical para os diretores; a posse da diretoria para a gestão 2023/2027; a importância da comunicação sindical; a participação dos diretores em eventos nacionais; e informes gerais.

A presidenta do sindicato, Neide Rodrigues, explicou a importância da realização do curso de formação. "Na gestão que está se encerrando, não conseguimos fazer o curso por conta da pandemia e, agora, achamos oportuno a realização do mesmo, já que, na nova diretoria, estão bancários e bancárias novatos no movimento sindical", disse.

 

A posse oficial da nova diretoria será no dia 1⁰ de julho, sábado, com um café da manhã para os convidados na sede do SEEBCG-MS. A posse festiva será junto com a tradicional Festa d@s Bancári@s, em agosto. 

Entre os informes gerais estavam:

  •  A atividade pelo Dia do Trabalhador, 1º de maio, será a realização de um torneio de esportes, como acontece todos os anos, no clube de campo;

  • Está em fase de finalização a obra para implantação da energia solar no clube de campo;

  • Nos dias 13 e 14 de abril, haverá a Conferência Intersetorial sobre Saúde e Trabalho Bancário, em Porto Alegre, com a participação do diretor Everton José Gaeta Espíndola;

  • A Assessoria Jurídica na área previdenciária está atendendo presencialmente todas as quartas-feiras, das 8h às 12h, na sede do sindicato;

  • No dia 30 de março, foi realizada a Assembleia Geral da Federação dos Bancários do Centro-Norte, onde foi lançada a cartilha Violência e Assédio no Ambiente de Trabalho. Acesse aqui a versão online da cartilha;

  • Nos dias 24 e 27 de abril, será realizada a eleição do novo representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. O sindicato apoia a candidatura de Eduardo Nunes. 

  • O advogado e ex-assessor jurídico do SEEBCG-MS, Alexandre Cantero, assumiu a Superintendência Regional do Trabalho em MS, sendo um grande aliado na defesa dos direitos dos trabalhadores.

 

Eventos nacionais

Também foi comentado sobre a participação da diretora Luciana Rodrigues no lançamento do Programa de Prevenção da Violência contra a Mulher, no dia 10 de abril, em São Paulo, entre o Comando Nacional e a Fenaban. 

"Foi muito boa a participação e enriquecedor porque a violência contra a mulher é um assunto de todos e precisamos falar e fazer algo. Aqui no sindicato, estamos adiantados   com a criação da Secretária de Mulheres e o lançamento do projeto Basta!, que é um canal de atendimento e acolhimento às vítimas de violência doméstica", ressaltou Luciana. O projeto Basta! já está em 12 estados e deve ser implantado daqui uns meses no SEEBCG-MS.

 

O dirigente sindical Cleber Aires falou sobre a sua participação do 3º Seminário Jurídico Nacional da Contraf, que aconteceu nos dias 30 e 31 de março. Ele destacou as propostas das centrais sindicais para a contrarreforma trabalhista brasileira. "As centrais sindicais estão tentando revogar alguns itens da reforma trabalhista que prejudicaram os trabalhadores, como a retirada da obrigatoriedade da homologação das demissões nos sindicatos. As centrais estão elaborando uma proposta única para enviar ao Congresso e a nossa contribuição será pressionar os nossos parlamentares a votar a favor dos trabalhadores", comentou.

Comunicação 

Na reunião do Conselho Diretivo, ainda houve a discussão da importância da comunicação e das redes sociais do sindicato. Por mês, uma média de cinco mil usuários acessam e se informam através do site da entidade sindical. 

O assessor de Comunicação do SEEBCG-MS, Reginaldo de Oliveira, falou da importância de se ocupar esse espaço digital. "Usamos todos os meios ao nosso alcance para manter a categoria informada, mas, acima de tudo, combater informações distorcidas ou equivocadas. E o sucesso desse processo passa pelo envolvimento de todos com as ferramentas de mídias sociais ", comentou.

 

Atualmente, além do site, o sindicato tem contas no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. Os bancários e bancárias ainda podem entrar na lista de transmissão do WhatsApp, se cadastrando através do número (67) 99211-3014 - é só mandar uma mensagem com nome e a instituição financeira que trabalha.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros