29 de Junho de 2021 às 14:07

Deputado Estadual solicita inclusão de bancários nos grupos prioritários para imunização contra a Covid-19

Vacina Já

Foto: Victor Chileno/ALEMS

A luta pela imunização da categoria bancária contra a Covid-19 ganhou mais um apoio. O deputado estadual Felipe Orro apresentou indicação à Secretaria Estadual de Saúde solicitando a inclusão dos trabalhadores do setor bancário nos grupos prioritários para vacinação contra o coronavírus.

De acordo com o parlamentar, a situação dos trabalhadores do setor bancário é alarmante, tanto que já foi divulgado que a categoria já teve cerca de 35% de seus colaboradores infectados pela doença.

“Vários trabalhadores do setor bancário acionaram meu gabinete solicitando a inclusão da categoria no plano de imunização. São profissionais que estão atuando na linha de frente, que têm contato constante com o público externo e precisam estar imunizados para desenvolverem suas atividades em segurança”, explica Felipe Orro.

De acordo com levantamento do Dieese com base nos dados do Caged, a média de desligamentos por morte na categoria bancária saltou de 18,3 óbitos/mês no primeiro trimestre de 2020 para 50,6 óbitos/mês no primeiro trimestre de 2021 - crescimento de 176,4%. Esse crescimento provavelmente se deu por conta da Covid-19, apesar de que o Caged não informa a causa do óbito.

“A necessidade de funcionamento dos serviços do setor acaba levando enorme risco aos bancários e bancárias de Mato Grosso do Sul, até mesmo pela estrutura física dos locais de trabalho dessas pessoas, que ficam fechadas nas agências atendendo inúmeros clientes diariamente. Portanto, é urgente a inclusão desses profissionais nos grupos prioritários para imunização contra o Covid-19”, finaliza Felipe Orro.

O pedido do parlamentar foi encaminhado ao secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, e ao governador Reinaldo Azambuja.

Pedido 

No dia 16 de junho, o deputado estadual Neno Razuck (PTB) apresentou também uma solicitação à Secretaria Estadual de Saúde e ao governador Reinaldo Azambuja para inclusão dos bancários nos grupos prioritários da vacinação.

Leia mais: Deputado Estadual envia pedido de inclusão de bancários no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

Congresso

As entidades sindicais e representativas dos bancários de todo país enviaram nesta segunda-feira (28) ofícios ao presidente, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), e às lideranças partidárias no Senado Federal, pedindo a aprovação do PL 1011/2020, que inclui a categoria bancária como prioridade na vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Leia mais: Entidades representativas pedem ao Senado prioridade na vacinação para bancários

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (com informações da assessoria do Deputado Felipe Orro)

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros