9 de Janeiro de 2025 às 07:48

Janeiro Branco: a importância saúde mental para a categoria

Saúde mental

Desde o ano de 2014, janeiro nos convida a refletir um pouco sobre saúde mental. Com o objetivo de conscientizar e incentivar os cuidados com questões mentais e emocionais, a data foi instituída como Lei Federal (14.556/23) em abril de 2023. Neste início de 2025, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região aproveita para reafirmar a importância de manter a atenção para os cuidados mentais. 

A saúde mental é uma das pautas mais recorrentes para a categoria bancária. Com as metas abusivas, condições precárias de trabalho, entre outras coisas, os trabalhadores e trabalhadoras bancárias frequentemente enfrentam doenças causadas pelo estresse diário, como: ansiedade, depressão, burnout etc. 

De acordo com a “Pesquisa Nacional da Contraf-CUT: modelos de gestão e patologias do trabalho bancário”, realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), divulgada em maio de 2024, 76,5% dos bancários e bancárias relataram terem tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho, no último ano. Enquanto isso, 40,2% dos respondentes estavam em acompanhamento psiquiátrico no momento da pesquisa, e, 54,5% indicaram o trabalho como principal motivo para buscar tratamento médico. 

A porcentagem de trabalhadores e trabalhadoras bancárias na Consulta Nacional dos Bancários, realizada também em 2024 indicam que:

- 67% dos empregados sentem preocupação constante com o trabalho; 60% cansaço e fadiga constante; 

- 53% desmotivação e sem vontade para ir trabalhar.

- 47% crises de ansiedade e pânico.

- 39% dificuldade de dormir, mesmo nos finais de semana.

“É fundamental que reconheçamos esses sinais e busquemos ajuda quando necessário. O sindicato está aqui para apoiar vocês. Além de lutarmos por melhores condições de trabalho e por uma jornada mais humana, oferecemos diversas atividades para promover o bem-estar físico e mental. Nosso clube de campo, por exemplo, é um espaço para lazer e prática esportiva, onde podemos relaxar e fortalecer nossos corpos e mentes”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros