8 de Janeiro de 2023 às 21:02

NOTA DE REPÚDIO CONTRA OS ATAQUES EM BRASÍLIA

Vandalos

São lamentáveis os ataques à democracia brasileira, ocorridos neste domingo (08), promovidos por golpistas que não aceitam o resultado das eleições. Os prédios dos três poderes (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal) foram invadidos, depredados e saqueados.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região repudia, de forma veemente, a invasão aos prédios públicos e os ataques à democracia brasileira. A imprensa já denunciava, durante toda a semana, que esse ataque estava sendo planejado.

Sem qualquer pauta razoável, os invasores insistem em desafiar a Constituição, mantendo acampamentos em frente aos quartéis do Exército. É inadmissível a omissão por parte do governo do Distrito Federal, assim como a complacência de parte das forças de segurança pública frente à escalada de atos inconstitucionais.

O Sindicato defende o direito à livre manifestação e a defesa das justas reivindicações de toda sociedade brasileira, entretanto, o que assistimos hoje não se trata de manifestação.

Por fim, diante desses fatos gravíssimos, nunca antes vistos na história do Brasil, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região exige uma apuração rigorosa, punição dos responsáveis por este grave atentado à democracia brasileira, incluindo financiadores e realizadores.

Campo Grande-MS, 08/01/2023.