17 de Março de 2023 às 10:45

Roda de conversa fortalece movimento em prol dos direitos das mulheres

Mês da mulher

Em uma noite descontraída e alegre, mulheres de diferentes setores e movimentos sociais se reuniram na sede do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) para discutir assuntos relacionados ao cotidiano das trabalhadoras. A ação ocorreu nesta quinta-feira, dia 16 de março, para marcar o mês da mulher.

Com decoração especial, coquetel, drinks e doces, as mulheres aproveitaram o momento de encontros, reencontros e debates. Entre os assuntos abordados na roda da conversa estão os desafios enfrentados no dia a dia de trabalho, participação feminina na política, jornada tripla de trabalho, autocuidado, saúde mental, direitos trabalhistas, assédio moral e sexual, violência contra a mulher, entre outros temas.

 

“É um bate-papo, um reencontro, um momento de uma conversar com a outra. Na correria do trabalho, a gente quase não conversa com a colega do lado, porque a rotina é puxada. Nós lutamos pela saúde, contra a violência, e precisamos uma cuidar da outra. A ideia é fortalecer essa rede feminina, com a participação de mais mulheres que queiram somar com a gente nesse movimento”, afirmou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Bancárias, aposentadas, ex-diretoras do sindicato, parlamentares, representantes da ColetivA Sempre Vivas, jornalistas e mulheres de outros setores participaram do evento e tiveram a oportunidade de apresentar suas perspectivas sobre os direitos das mulheres e a luta por igualdade de gênero.

 

A deputada federal Camila Jara falou sobre a tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional. "A legislação tributária atual comete absurdos de taxar o absorvente como item de beleza e não como item de higiene básica. E por que isso acontece? Porque o nosso sistema tributário foi pensando por homens. E mesmo depois de tanto tempo, a gente ter colocado uma mulher na presidência da Caixa, uma mulher na presidência do Banco do Brasil, a gente não tem ainda nenhuma mulher na comissão da Câmara discutindo a reforma tributária, que atinge diretamente a nossa vida", alertou a parlamentar destacando a importância da presença de mulheres para debater esse e outros temas.

Para estimular a participação feminina nos espaços de poder e debater outras pautas relevantes para as mulheres, o sindicato criou a Secretaria da Mulher. “Fizemos uma reforma no estatuto do sindicato e incluímos a Secretaria da Mulher porque há algum tempo percebemos essa necessidade. Temos uma grande quantidade de mulheres adoecendo no banco porque a pressão é muito grande, e tem ainda outros problemas como a violência, e aonde a gente encontra apoio? Nossa intenção é dar esse suporte que as mulheres precisam”, explicou Neide Rodrigues.

 

A diretora do SEEBCG-MS, Luciana Rodrigues, falou sobre o projeto Basta!, criado pela Contraf-CUT e que será coordenado pela nova secretaria. Com a iniciativa, o sindicato disponibilizará atendimento jurídico para as mulheres vítimas de violência, com orientações sobre os primeiros procedimentos necessários.

“Esse suporte será dado para qualquer trabalhadora da agência, seja bancária, copeira, vigilante, e até mesmo para outras mulheres, uma vizinha, uma amiga. Não podemos nos calar, temos que denunciar e procurar ajudar, porque só assim podemos mudar essa realidade de violência, tanto física quanto psicológica. Vamos trabalhar juntas, porque quando estamos juntas somos muito mais fortes”, pontuou a dirigente sindical.

O projeto está na fase de planejamento e qualificação da equipe de atendimento e será implantado no sindicato nos próximos meses.

A Convenção Coletiva da categoria bancária também prevê medidas de proteção e suporte às mulheres vítimas de violência. “Foi uma luta para fazer o sistema financeiro entender a importância disso. Nós queremos que nenhuma mulher seja vítima, mas se acontecer, agora tem todo o amparo do banco, com acompanhamento do sindicato. Transferência de agência, ausência justificada no trabalho, atendimento psicológico, conforme a necessidade de cada caso”, destacou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Além do bate-papo, o sindicato realizou o sorteio de brindes com brincadeiras e dinâmicas entre as mulheres. As participantes foram contempladas com produtos de beleza, caixas térmicas, acessórios e roupas.

 

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros