15 de Abril de 2021 às 09:30

XI Congresso da Fetec-CUT/CN será realizado nos dias 16 e 17 de abril

Congresso

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), que acaba de completar 30 anos de existência, realiza nesta sexta-feira 16 e sábado 17 seu XI Congresso, de forma virtual. Terá como bandeira o tema “Em defesa da vida e dos direitos dos bancários”, porque ocorre em meio à mais dramática crise sanitária da nossa história, que já provocou mais de 360 mil mortes pela Covid-19. E também durante uma ofensiva do governo contra conquistas dos trabalhadores, contra as empresas e bancos públicos, contra a soberania nacional e de incentivo à destruição do meio ambiente.

As principais atrações do Congresso terão transmissão ao vivo pelas páginas do Facebook e do Youtube da Fetec-CUT/CN. Como por exemplo a análise de conjuntura com o ex-ministro José Dirceu, os painéis que vão debater a Defesa das Empresas Públicas, Soberania e Emprego e a mesa sobre Saúde do Trabalhador em Tempos de Pandemia. Além das atrações culturais. Veja a programação completa no final, com o horário de Brasília.

Fundada em 19 de janeiro de 1990 e ratificada pelo I Congresso Interestadual da categoria, realizado em março de 1991 em Cuiabá (MT), a Fetec-CUT/CN representa 12 sindicatos de 8 Estados das regiões Norte e Centro-Oeste mais o Distrito Federal. São eles: Dourados (MS), Campo Grande (MS), Mato Grosso, Rondonópolis (MT), Médio Araguaia (com sede em Barra do Garças), Brasília, Entorno do Distrito Federal (Ride, GO), Rondônia, Acre, Roraima, Pará e Amapá.

Por sua amplitude territorial, a Fetec-CUT/CN é a maior base sindical de trabalhadores do planeta.

Combater o genocídio e defender bancos públicos

“O Brasil já é o país mais atingido pela pandemia em todo o planeta em razão principalmente da ação deliberada de um governo genocida que desde o início negou a gravidade do vírus e nada fez para conter o avanço do morticínio. Por isso o nosso Congresso deste ano, que marca o aniversário de 30 anos da Federação, terá como bandeira central a luta pela vida dos bancários e de todos os brasileiros, o que exige vacinação já para todos”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

“Outro tema fundamental que estamos discutindo é a defesa dos nossos direitos. Nesses 30 anos de existência da Federação do Centro-Norte, graças a inúmeras mobilizações e greves memoráveis, os bancários tiveram importantes conquistas econômicas e sociais, que estão ameaçadas por um projeto de governo ultraliberal a reboque do mercado e contra os interesses dos trabalhadores. E que está comprometendo a soberania nacional, ao entregar o patrimônio do povo brasileiro e desmontar os bancos públicos”, destaca Cleiton.

“Por isso, a nossa tarefa mais imediata nesse momento é desenvolver todos os esforços para salvar a vida dos brasileiros ameaçados por essa terrível pandemia que vem sendo agravada pela irresponsabilidade do governo federal. É uma crise sanitária que está aprofundando a crise econômica, aumentando o desemprego e trazendo de volta a fome ao nosso país. Outro desafio é barrar a venda do patrimônio nacional, proteger os bancos públicos e as empresas estatais, que serão fundamentais para o país sair da crise e voltar a crescer. E para isso só há dois caminhos: vacinação já para todos e Fora Bolsonaro”, conclui Cleiton dos Santos.

Programação do XI Congresso

Dia 16/04/2021

19h30 – Abertura oficial.

20h – Análise de conjuntura com o ex-ministro José Dirceu.

21h – Live comemorativa dos 30 anos da Fetec-CUT/CN com o cantor e compositor paraense Nilson Chaves. Conheça Nilson Chaves e veja o convite para a Live que ele faz nesse vídeo.

Dia 17/04/2021

10h - Apresentação cultural.

10h10 - Painel Defesa das Empresas Públicas, Soberania e Emprego, com foco na defesa da Petrobras – Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros).

10h30min - Painel Defesa das Empresas Públicas, Soberania e Emprego, com foco no sistema financeiro – Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT.

15h – Início do XI Congresso.

15h10 - Aprovação do regimento interno.

15h30 – Homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro vítimas da Covid-19.

15h45 – Balanço da atual gestão da Federação.

16h – Painel Saúde do Trabalhador em Tempos de Pandemia, com foco no impacto da privatização da vacina no SUS e na proteção da saúde do trabalhador – deputada Érica Kokay (PT-DF).

16h30 – Alteração estatutária.

17h – Plano de ação para o próximo período.

17h30 – Eleição e posse da nova direção da Fetec-CUT/CN para o quadriênio 2021/2025.

18h - Apresentação cultural com a Banda Kilomblocada, de Rondônia.

Fonte: Fetec-CUT/CN

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros