31 de Julho de 2020 às 18:24
Calendário aprovado
Foi definido nesta sexta-feira (31) o calendário de negociações da Campanha Nacional d@s Bancári@s. O cronograma foi acertado na reunião por videoconferência entre o Comando Nacional da categoria e os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A primeira negociação será sobre teletrabalho, na próxima terça-feira (4).
A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues, participou da reunião com a Fenaban. “Serão reuniões virtuais, então aceleramos o calendário para tentar concluir as negociações antes de setembro devido à ultratividade. Os bancários precisam estar atentos ao andamento das discussões, acompanhar as informações no nosso site porque não vai ser uma negociação fácil, é um ano bem difícil para todos nós, mas temos a certeza de que com o apoio e a luta da categoria e o empenho do Comando Nacional nós vamos conseguir manter nossos direitos”, avalia Neide Rodrigues.
A proposta para o calendário de negociações foi apresentada pela presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira (veja o calendário completo ao final da matéria).
Para a semana que vem, a proposta é de haver duas reuniões de negociação, a primeira em 4 de agosto, quando seria debatida a regulamentação do teletrabalho, e outra no dia 6, quando o tema seria a defesa do emprego. O negociador da Federação Nacional dos Bancos – Fenaban, Adauto Duarte, aceitou a proposta de calendário.
Outro ponto levantado na reunião foi o da ultratividade, que garante a validade dos Acordos Coletivos e Convenção Coletiva até que se negocie outra. Desde a reforma trabalhista de 2017, não está mais em vigor a ultratividade. Conquistas como Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Vale-Alimentação, Vale Refeição, auxílio-creche, adicional por tempo de serviço, licença maternidade estendida e outros direitos contidos na CCT dos bancários ficam ameaçados caso um novo acordo não seja fechado até 31 de agosto.
“Temos insistido com a ultratividade desde o começo na negociação da pandemia. Todos estamos preocupados com a vida dos trabalhadores, não devemos agregar mais essa tensão que é a validade das cláusulas dos acordos”, ressalta a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira .
Os representantes da Fenaban tentaram evitar uma definição sobre a ultratividade e se disseram convictos de que a negociação terminaria antes do dia 31. “A ultratividade é importante e a Fenaban se negou a assinar. Podemos ter dificuldade no fechamento da negociação e aumentar os conflitos caso não tenhamos mais tempo. Por isso reiteramos o pedido da prorrogação do acordo. Cobramos que eles reavaliem a questão”, declarou Juvandia.
Entre as prioridades apontadas na pauta estão a manutenção dos direitos adquiridos, defesa do emprego, defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para toda a categoria (independentemente do nível salarial), ganho real nas cláusulas econômicas (os bancários reivindicam aumento real de 5%), mesa única de negociação com os bancos (com bancos públicos e privados) e a defesa dos bancos públicos.
A categoria também aprovou a reivindicação de uma PLR de três salários mais parcela fixa de R$ 10.742,91; possibilidade de sindicalização eletrônica; cláusula nova garantindo direitos e condições de trabalho para a realização do home office. A minuta de reivindicações foi entregue no dia 23 de julho para a Fenaban.
Ao final da negociação com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com diretores do Banco do Brasil, para a entrega da pauta específica dos trabalhadores da instituição. As reivindicações foram definidas no 31º Congresso dos Funcionários do BB, realizado no dia 12 deste mês.
Entre os pontos apresentados aos representantes da direção do banco está a luta contra a privatização com a defesa do caráter público do BB; a manutenção da mesa única de negociações com a Fenaban; a manutenção dos direitos dos funcionários; e a regulação do teletrabalho. A primeira reunião de negociações com o Banco do Brasil foi agendada para o dia 5/8, às 14h. Estará em pauta a regulamentação sobre teletrabalho.
• Dia 04/08 – 11h/13h Teletrabalho
• Dia 06/08 – 14h Emprego
• Dia 11/08 – 14h/16h Saúde e Condições de trabalho
• Dia 13/08 – 11h Igualdade
• Dia 14/08 – 11h Cláusulas Sociais
• Dia 18/08 – 11h/13h Cláusulas Econômicas
Fonte: Contraf-CUT e SEEB-SP com acréscimo de informações da Assessoria do SEEBCG-MS
Link: https://seebcgms.org.br/campanha-nacional-2020/campanha-salarial-primeira-rodada-de-negociacao-sera-na-terca-feira/