6 de Agosto de 2020 às 13:57

Sindicato realiza live para debater 1ª semana de negociação com os bancos

Campanha Nacional 2020

Nesta sexta-feira, dia 7, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região promove, às 19h (horário de MS), uma live em sua página no Facebook e Youtube. A ação visa debater Teletrabalho e Emprego, assuntos tratados na mesa de negociação do Comando Nacional com os bancos nesta semana.

A live, comandada pela presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, terá as participações do presidente da Fetec-CN e funcionário do BB, Cleiton dos Santos; a representante da Comissão de Empregados da Caixa, Fabiana Proscholdt; e a economista do Dieese, Catia Uehara.

Na última terça-feira, 4 de agosto, aconteceu a primeira reunião de negociações entre o Comando Nacional e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Com o tema “Teletrabalho”, o Comando apresentou uma série de propostas para regulamentar o teletrabalho. O trabalho à distância na categoria chegou a ter cerca de 300 mil pessoas em home office.

Na minuta entregue pela categoria aos bancos durante o segundo dia de negociação, na quinta-feira, dia 6, a manutenção do emprego esteve como uma das prioridades. A preocupação manifestada na minuta se explica diante das demissões que ocorrem este ano na categoria, mesmo em meio à pandemia.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), apenas 19% dos bancários disseram que têm algum cômodo apropriado para o trabalho em suas casas. Quase metade dos consultados (44,8%) utiliza a sala de suas casas como escritório de trabalho. Até a cozinha é usada no teletrabalho, opção de 5,1% dos bancários.

Entre bancários que estão em teletrabalho, o medo de ser demitido, perder oportunidades ou ser esquecido pelas chefias é a causa do maior impacto na saúde, de acordo com opinião de 54,3% dos entrevistados.

Também ocorreram as negociações específicas com o Banco do Brasil sobre os temas teletrabalho e emprego. Já a primeira reunião de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e o banco para debater a minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa acontece nesta sexta-feira (7).

Leia mais: Comando negocia com Fenaban cláusula sobre teletrabalho
Funcionários do BB querem saúde e manutenção de direitos no teletrabalho
Primeira reunião da minuta de reivindicações específica dos empregados da Caixa será sexta-feira (7)

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros