21 de Dezembro de 2020 às 09:00

RETROSPECTIVA 2020: Em ano turbulento para a categoria, sindicato garante direito dos bancários através do jurídico

2020

Em um ano conturbado para os direitos dos trabalhadores, o sindicato precisou manter-se ativo na defesa dos direitos dos bancários. Diante das constantes demissões nos bancos e retiradas de direitos, o SEEBCG-MS esteve presente com uma assessoria jurídica especializada para todos os bancários, por meio de liminares, que determinaram a reintegração de bancários demitidos durante a pandemia.

Uma das vitórias veio em maio, quando o sindicato conseguiu a reintegração de uma bancária do Bradesco. A decisão em favor da trabalhadora foi concedida pelo Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, no dia 7 de maio. A bancária havia sido demitida mesmo tendo desenvolvido doenças ocupacionais em 10 anos de trabalho no banco, conforme comprovadas por laudos médicos.

A classe trabalhadora também teve uma importante conquista para um bancário da Caixa que conseguiu o direito ao recebimento da verba denominada Porte de Unidade, já que há 5 anos exercia a função de gerente de atendimento de Pessoa Física. A decisão foi da 5ª Vara da Justiça do Trabalho em Campo Grande. O direito ao recebimento desta remuneração está prevista no manual normativo da Caixa e é direito de todo funcionário que exerce função gerencial.

Em setembro, somando às grandes vitórias da categoria, bancários da Caixa conseguiram decisão favorável sobre a gratificação de quebra de caixa em uma ação coletiva movida pelo sindicato. A medida foi necessária em razão da Caixa não realizar o pagamento da quebra da caixa, ainda que normativos internos do banco garantissem a referida gratificação.

Mais uma ação coletiva beneficiou os trabalhadores em 2020, dessa vez, a vitória foi para os bancários do Banco do Brasil. O SEEBCG-MS conseguiu decisões favoráveis em ações coletivas referentes ao pagamento das 7ª e 8ª horas aos trabalhadores que exerciam as funções de analista técnico rural; analista de engenharia e arquitetura; e assistente A em UN (Unidade de Negócios).

Em outra ação, também houve decisão favorável para o pagamento das 7ª e 8ª horas para os analistas de engenharia e arquitetura do Banco do Brasil. A jornada de trabalho também foi reduzida, sem diminuição do salário.

Atualmente, a parceria do sindicato é com o escritório Assunção Advocacia, que reúne a expertise necessária para atender as demandas dos bancários em todas as suas complexidades. 

Leia mais sobre as ações jurídicas do sindicato:

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros